quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A invencibilidade


invencibilidade
substantivo feminino
  1. qualidade ou condição do que é invencível.


Então, cheguei eu ao ano em que completarei 29 anos. E estava eu refletindo sobre a minha saúde e minha sensação constante de frustração em relação à mesma. Eu agora tenho medo de morrer. Tenho medo de ir ao médico e descobrir que tem algo ali nos meio do que eu sempre considerei ser só uma dorzinha, ou uma alergiazinha, ou um "defeito de fábrica". Eu tenho medo de morrer não pela morte em si, mas por medo do efeito que teria nos outros, que eu vi acontecer na minha vida.

Esse sentimento de falibilidade começou depois que minha sogra faleceu. Eu vi uma pessoa que não tinha "nada" sentir uma dorzinha e ela ir evoluindo, a assisti ir aos médicos em sucessão, considerando qual tratamento faria, até nada mais fazer sentido e descobrirmos que ela tinha, na verdade, câncer metastático. Na época, o choque não foi tanto para mim, pois eu sempre fui uma pessoa otimista. Eu acreditei que teríamos tempo, que a medicina tinha avançado muito, que ela ficaria boa. Porém, agora que o caminhão da realidade me atropelou (ela faleceu), eu não tenho mais esse otimismo inabalável. Algo dentro de mim quebrou pra sempre, e me dói ser essa pessoa vitimista e assustada. 

Bem, e o que isso tem a ver com a minha idade? Primeiro, eu acho que nessa idade eu teria que estar no auge espiritual, profissional e emocional. Rotina organizada, casa limpa, corpo menos gordo. Viajando bastante. No entanto, ao analisar minha dependência diária dos meus medicamentos de controle da asma e da alergia, eu me sinto no meu ponto mais baixo. E segundo que eu me dei conta que à medida que o tempo passar, mais pessoas eu vou perder. A sensação de que a morte é real ficou mais palpável, e eu não tenho mais o sentimento de invencibilidade de quando somos adolescentes. Mas, sinceramente, esse é único sentimento que acho natural, e sinto um pouco de consolo ao pensar que outros na minha idade talvez estejam sentindo o mesmo.

Coragem - Diogo Nogueira

A gente tem coragem pra vencer
A gente não se cansa de lutar
A gente corre atrás e manda ver
Se tem objetivo, vai buscar
Não há nada pra nos abater
Deus está aqui pra nos guiar
Quem sabe faz a vida acontecer

Pra quê chorar? Melhor sorrir!
Perseverar, não desistir
E ter um pouquinho só de malandragem
A vida vai te balançar
Te questionar, te sacudir
O que ela quer da gente é coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário